Veleta - Sierra Nevada



No fim-de-semana de 20 e 21 de Maio fui com dois amigos até à Serra Nevada. Foi uma viagem relâmpago só com o objectivo de subir ao pico Veleta (3400 m) pelo corredor da face norte.

Saímos de Lisboa na sexta-feira rumo ao Algarve onde passámos a noite. Sábado de manhã partimos para a Sierra Nevada onde chegámos por volta das 14 h. A caminhada até ao local de pernoita durou cerca de 2h30m. Escolhemos umas ruínas a 3100 m de altitude para pernoitar na esperança que os muros de pedra nos protegessem do vento. Infelizmente não foi assim e a partir das 9 da noite o vento começou a castigar os panos da tenda produzindo um ruído ensurdecedor que nos acordava de 10 em 10 minutos.



Acordámos, desta vez definitivamente, às 4 da manhã e foi à luz dos frontais que nos preparámos para a subida. Era impossível esconder o nervosismo pois tratava-se de uma subida muito técnica com inclinações de 60º a 65º e com uma vista para o vazio de cortar a respiração.

A falta de neve e a inclinação do corredor contribuiram para que a subida tenha sido feito a um ritmo acelerado pois o objectivo era estar o mínimo tempo possível exposto a uma eventual queda.

No fim do corredor sobe-se pela face sul por uma parede de rocha. Aqui são 80 m de escalada em rocha (III / IV grau) que acabam directamente no cume.



Às 8 h a nossa missão estava cumprida. Pode-se dizer que sim porque a descida faz-se por uma estrada asfaltada que dá acesso às pistas de esqui.

A fotogaleria com mais imagens está
aqui.

Comentários

Pedro disse…
Grande subida. Parabéns.
Anónimo disse…
Para o ano há mais, vai treinando.
Anónimo disse…
Espero novamente acompanha-vos na aventura que já se fala que vai haver para o ano :) Em relação a esta, obrigado pela fantástica experiência.
Anónimo disse…
Parabéns, adorava poder acompanhá-los, mas já estou velhota,ãcho que não aguentava.

Bjc

São

Mensagens populares