02/06/2006

Veleta - Sierra Nevada

No fim-de-semana de 20 e 21 de Maio fui com dois amigos até à Serra Nevada. Foi uma viagem relâmpago só com o objectivo de subir ao pico Veleta (3400 m) pelo corredor da face norte.

Saímos de Lisboa na sexta-feira rumo ao Algarve onde passámos a noite. Sábado de manhã partimos para a Sierra Nevada onde chegámos por volta das 14 h. A caminhada até ao local de pernoita durou cerca de 2h30m. Escolhemos umas ruínas a 3100 m de altitude para pernoitar na esperança que os muros de pedra nos protegessem do vento. Infelizmente não foi assim e a partir das 9 da noite o vento começou a castigar os panos da tenda produzindo um ruído ensurdecedor que nos acordava de 10 em 10 minutos.

Acordámos, desta vez definitivamente, às 4 da manhã e foi à luz dos frontais que nos preparámos para a subida. Era impossível esconder o nervosismo pois tratava-se de uma subida muito técnica com inclinações de 60º a 65º e com uma vista para o vazio de cortar a respiração.

A falta de neve e a inclinação do corredor contribuiram para que a subida tenha sido feito a um ritmo acelerado pois o objectivo era estar o mínimo tempo possível exposto a uma eventual queda.

No fim do corredor sobe-se pela face sul por uma parede de rocha. Aqui são 80 m de escalada em rocha (III / IV grau) que acabam directamente no cume.

Às 8 h a nossa missão estava cumprida. Pode-se dizer que sim porque a descida faz-se por uma estrada asfaltada que dá acesso às pistas de esqui.

A fotogaleria com mais imagens está
aqui.

PMBC disse...

Grande subida. Parabéns.

Anónimo disse...

Para o ano há mais, vai treinando.

moreira.jm disse...

Espero novamente acompanha-vos na aventura que já se fala que vai haver para o ano :) Em relação a esta, obrigado pela fantástica experiência.

São Borreicho disse...

Parabéns, adorava poder acompanhá-los, mas já estou velhota,ãcho que não aguentava.

Bjc

São

Anónimo disse...

What a great site Webcam software minidv cam waldo patent maine map 100 free credit reports and scores stories blowjobs type r38 circuit breaker Tippmann a5 paintball slot machines gambeling arizona patent infringement legal

Best regards from NY! film editing schools