De regresso aos Pirenéus: 3298 m + 3 m

Depois da notícia sobre o sucesso da dupla João Garcia e Hélder Santos e o incentivo de dias maiores decidi partilhar aqui um objectivo que já foi falado neste blog:



O Vignemal, ou Pique Longue, foi conquistado pela primeira vez em 1861 por
Henry Russell e é desde então um dos cumes de 3000 m mais apetecível, nos Pirenéus. Embora não seja o mais alto é o que mais desafios levanta pois encontra-se encaixado sobre um glaciar, o glaciar d’Oussoue e, na sua face norte, tem um dos corredores mais difíceis e arriscados de toda a cordilheira: o famoso Corredor de Gaube.

Curioso é que a zona do Vignemale foi concessionada a Henry Russell a 5 de Dezembro de 1888, por um período de 99 anos e ao preço de 1 franco por ano. Ele foi dono de 200 ha de montanhas entre os 2300m e o 3300 m de altitude, incluindo o Pique Longue.

Russell descobriu uma série de grutas onde passou algumas noites, organizou missas e encontros, recepções a príncipes e reis estendendo tapetes vermelhos sobre a neve do glaciar e, o mais bizarro de tudo foi ter construído uma torre de pedras com 3 m de altura para que a montanha superasse a altitude de 3300 m (afinal nós não inventámos nada ao fazermos o mesmo na S. da Estrela).

É este mítico cume que eu e mais uns amigos andamos a perseguir e pela 3ª vez, espero que a última, vamos tentar pisar o píncaro onde há 144 anos alguém olhou as nuvens de cima.

Os feriados do 10 de Junho e de Santo António vão ser passados longe das sardinhas e das marchas populares. Façam figas para que eu possa trazer mais uma aventura no bolso para alimentar este blog.


(as imagens apresentadas foram retiradas da internet)

Comentários

JNM disse…
Força Daniel,

Estou contigo e vais conseguir, estou certo.
sgs disse…
Eu sabia que o incentivo certo faria milagres.
Eu provavelmente estarei por terras mais cálidas nesse mesmo período mas ainda assim enviar-te-ei toda energia que conseguir.

Marinha por elas acima, desempoeira-me essa alma!
jordi disse…
Então é a terceira vez que tentas ir ao cume... Muito me contas...

Brejeirices à parte, não te esqueças de ligar lá à senhora do refúgio. Se não ainda ficas ao relento, como o Henry Russell.

Trepa, trepa montanhacima.
Anónimo disse…
Força Daniel bem precisas espero que à 3ª seja de vez, também se não for que se FDX o que interessa é desfrutar, vais levar o teu equipamento de penas Pirenaicas??????? (pelo que estou a ver a equipa vai ser boa!!!!) até lá saudações montanheiras
Anónimo disse…
"Bebe" lá uns pedaços de "prazer de montanha" on rocks, por mim. Vai devagar para cima, que para baixo é sempre a descer. E, devagar se vai ao longe.

Mensagens populares