25/05/2005

De regresso aos Pirenéus: 3298 m + 3 m

Depois da notícia sobre o sucesso da dupla João Garcia e Hélder Santos e o incentivo de dias maiores decidi partilhar aqui um objectivo que já foi falado neste blog:



O Vignemal, ou Pique Longue, foi conquistado pela primeira vez em 1861 por
Henry Russell e é desde então um dos cumes de 3000 m mais apetecível, nos Pirenéus. Embora não seja o mais alto é o que mais desafios levanta pois encontra-se encaixado sobre um glaciar, o glaciar d’Oussoue e, na sua face norte, tem um dos corredores mais difíceis e arriscados de toda a cordilheira: o famoso Corredor de Gaube.

Curioso é que a zona do Vignemale foi concessionada a Henry Russell a 5 de Dezembro de 1888, por um período de 99 anos e ao preço de 1 franco por ano. Ele foi dono de 200 ha de montanhas entre os 2300m e o 3300 m de altitude, incluindo o Pique Longue.

Russell descobriu uma série de grutas onde passou algumas noites, organizou missas e encontros, recepções a príncipes e reis estendendo tapetes vermelhos sobre a neve do glaciar e, o mais bizarro de tudo foi ter construído uma torre de pedras com 3 m de altura para que a montanha superasse a altitude de 3300 m (afinal nós não inventámos nada ao fazermos o mesmo na S. da Estrela).

É este mítico cume que eu e mais uns amigos andamos a perseguir e pela 3ª vez, espero que a última, vamos tentar pisar o píncaro onde há 144 anos alguém olhou as nuvens de cima.

Os feriados do 10 de Junho e de Santo António vão ser passados longe das sardinhas e das marchas populares. Façam figas para que eu possa trazer mais uma aventura no bolso para alimentar este blog.


(as imagens apresentadas foram retiradas da internet)

5 comentários:

Ahraht disse...

Força Daniel,

Estou contigo e vais conseguir, estou certo.

manamagana disse...

Eu sabia que o incentivo certo faria milagres.
Eu provavelmente estarei por terras mais cálidas nesse mesmo período mas ainda assim enviar-te-ei toda energia que conseguir.

Marinha por elas acima, desempoeira-me essa alma!

jordi disse...

Então é a terceira vez que tentas ir ao cume... Muito me contas...

Brejeirices à parte, não te esqueças de ligar lá à senhora do refúgio. Se não ainda ficas ao relento, como o Henry Russell.

Trepa, trepa montanhacima.

Anónimo disse...

Força Daniel bem precisas espero que à 3ª seja de vez, também se não for que se FDX o que interessa é desfrutar, vais levar o teu equipamento de penas Pirenaicas??????? (pelo que estou a ver a equipa vai ser boa!!!!) até lá saudações montanheiras

Paimica disse...

"Bebe" lá uns pedaços de "prazer de montanha" on rocks, por mim. Vai devagar para cima, que para baixo é sempre a descer. E, devagar se vai ao longe.