Insólito Gerês

Como venho lá de cima indignado, irritado e, principalmente, triste as próximas histórias vão andar todas em redor do mesmo tema.

O parque de campismo de Cerdeira é o primeiro em Portugal que cumpre os mínimos de um parque de montanha com verdadeiras preocupações ambientais, com um cuidado extremo na forma como lida com o bosque onde está inserido e que incentiva à actividade física.

Todas as semanas é afixado um programa de actividades à semelhança do que se faz lá fora. Uma coisa do género:

Semana de 7 a 12 de Julho:

- 2ª feira, 9:00 - passeio pedestre pelo trilho da águia do sarilhão: 3,5€/pessoa
- 2ª feira, 14:30 - escalada e actividades no parque aventura: 10€/ pessoa
- e por aí fora.

Quem quer ir passear pelo seu próprio pé tem à entrada do camping um placard grande com uma reprodução de uma carta militar da zona e com 5 percursos assinalados, cada uma com sua cor e respectiva extensão.

Dirigi-me um dia à recepção e estive 15 min à conversa com um dos funcionários que conhecia bem alguns destes percursos embora não os tivesse feito todos e ainda me revelou que um deles estava mal assinalada pq este ano não tinham ido fazer manutenção/limpeza.

Embora gostasse de ter mais informação já considero isto um enorme passo na promoção destas actividades mas tb percebo que se o percurso é livre pq raio uma entidade privada como o parque Cerdeira é que tem que suportar os custos da manutenção e sinalização dos percursos?

Pq é que em Portugal todos trabalham de costas voltadas? O Parque Nacional da Peneda Gerês que tem a jurisdição bem podia fazer um protocolo com estas entidades mas não. O parque de Cerdeira que é uma entidade privada fala do PNPG como se de um estorvo se tratasse ao desenvolvimento da região. A população está revoltada com o facto de ter de pagar para ir a Espanha. Uma entidade como um PNPG será sempre uma mais valia em qq país excepto em Portugal. Não se entende.

Aqui a sensação com que fico é que o PNPG só atrapalha, restringe, proíbe, cobra. Não oferece nada em troca!

Assim nunca lá iremos...

Educação ambiental é experimentar. É preciso atravessar a pé um bosque de faias e de carvalhos e encontrar um azevinho com 6 m de altura para perceber que o eucalipto é feio e que não pertence aquele cenário. Mas para isso é preciso levar as pessoas ao sítio. É preciso sentir e ver com os olhos o valor das coisas.

Não bastam um cartazes e uns computadores que não funcionam num suposto museu.

Já estive me muitos parques naturais por essa Europa fora onde se paga para entrar inclusivé a pé mas tenho em troca trilhos assinalados, wc's nos parques de estacionamento, mapas, gente informada, avisos meteorológicos...

Não é a primeira vez que escrevo sobre este tema e relembro um post antigo a que dei o título: "E porque não em Portugal?"

PS: como sou teimoso na net consegui alguns trilhos para gps que não vêm nos mapas nem são do conhecimento de quem lá trabalha. Se por lá quiserem andar apitem!


Comentários

Mensagens populares