"Climbing permits" nos alpes??

Com esta notícia no site da Barrabes venho lançar a discussão sobre a segurança e a preservação do meio ambiente nas montanhas dos alpes.

De facto este ano quando subi ao Monte Branco dei de caras com um dos maiores perigos na montanha: o excesso de gente.

Inclusivé fui vítima de uma trolitada de um naco de gelo lançado pelos pés de quem escalava mais acima que me cortou o nariz.

Os longos períodos de espera para passar as zonas estreitas e inclinadas, os cruzamentos com mochila nas arestas afiadas, a quantidade de objectos lançados por quem caminha mais acima e uma grande falta civismo nos refúgios faz desta actividade uma actividade cada vez mais perigosa.

De facto o perigo não está nas montanhas, está no facto de os homens subirem às montanhas com o mesmo espírito com que andam cá em baixo.

Será que um dia também teremos que pagar para subir ao Monte Branco como se faz nos Himalaias???

Será isso bom ou mau...?

Comentários

CAP CRÉUS disse…
Se impedir que os selvagens poluam o que ainda existe...
O problema é que não impede!
E assim tudo irá piorar!
Anónimo disse…
Pois amigo Daniel eu não partilho da tua opinão, e acho que o problema é de consciência e civismo coisas que aqui para o nosso lado (PORTUGAL) é coisa que não existe ou então muito raro.
Não se pode regulamentar o acesso à montanha, senão corremos o risco de quem tem dinheiro ou chega primeiro é que pratica montanha.
E depois à uma falta de respeito muito grande pela TODA PODEROSA MONTANHA, tudo é fácil, se lá vai o velhinho de 80 anos então aquilo é como limpar o rabinho a bebes, ou ainda se toda gente vai por ali eu como quero ser diferente vou por aqui e muitas vezes não temos conhecimentos técnicos para o fazer e não conhecemos o pedaço de montanha que nos rodeia naquele momento.
E depois temos os sustos, os dissabores e às vezes os acidentes graves.
Já tenho 20 anos de montanha como tu sabes e tenho por ela andado sempre com muito respeito tanto por ela como por os que por lá andam, e não me tenho dado mal.
Termino dizendo tem de haver é muito civismo e respeito não precisamos de autorizações isso é coisa dos Himalaias onde já por andei tambem carregados de gente, mas dizia eu nos Himalaias essas autorizações tem sentido porque é uma fonte riqueza para esses paises e não para limitar acessos.
Abraços
Luis Madeira

Mensagens populares