O nome da rua

Desde que comecei a sair de casa para viajar que gosto de trazer recordações dos sítios por onde passo. Recordações essas muitas vezes em forma de fotografia.

Uma das características de uma cidade é a sua toponímia, isto é, os nomes que são dados às ruas, praças, largos, becos e afins e o suporte utilizado para a sua inscrição. É este último que me despertou a curiosidade.

Um pouco por casualidade reparei que cada cidade tem um modo diferente de expor os nomes dos lugares. Placas de metal, pedra, azulejo, pintado ou gravado. Cada cidade ou vila tem o seu estilo, umas vezes mais cuidado, outras menos.

Já lá vão uns anos em que cada cidade que visito faço uma fotografia de uma placa com um nome de uma rua, praça ou beco.

A ideia é compilar o maior número de fotografias de nomes de ruas possível o que, com a era digital, se torna mais fácil e aqui fica um de muitos testemunhos:

Setúbal
Em breve haverá uma fotogaleria com muitas destas inscrições que tenho captado ao longo dos anos.

Comentários

sgs disse…
Vamos fazer uma rede toponímica entre blogues!
Anónimo disse…
Tens de fotografar a rua da fanmilia - Gomes da Silva no Arco Cego. Fica entre o antigo liceu Filipa de Vilhena e a CGD.

Mensagens populares