27/12/2004

Águia Real em Sintra?


Já não é a primeira vez que as vemos. São um casal de águias que costumam pairar por cima da Serra de Sintra, nomeadamente sobre o Penedo da Amizade.
Neste fim de semana o zêmê conseguiu esta foto em que dá para perceber que não é uma águia de asa redonda (buteo buteo) e também não parece um milhafre real (milvus milvus) pois a cauda é arredondada.
Será uma águia real? Andam por aí tantos especialistas vejam lá se dão uma ajudinha.

8 comentários:

Sara MM disse...

Belo zoom!!!
Melhor que isto só a máquina da minha irmã ou os binóculos da minha amiga Tânia...
Mesmo assim de certeza que ela sabe "quem é esta"...
Ficamos à espera!
BJS

Anónimo disse...

Alguns detalhes técnicos:

A máquina é uma Nikon Coolpix 5400.
Velocidade: 1/481s
Abertura: F5.2
Distância Focal: f24mm - que em digital corresponde a cerca de 115mm.
O zoom não é grande coisa, mas como a definição original é 5.1 Mp deu para aumentar um bocado mantendo uma resolução aceitável.
A ave já foi avistada diversas vezes, por isso julgo que serão mais que um casal. Desta vez foi apanhada sobre a várzea de Colares e avistada a partir do caminho que vai do Penedo (aldeia) para os Capuchos.

daniel disse...

A ideia não era lançar uma discussão técnica sobre zoms ou binóculos ou mesmo máquinas fotográficas mas ao menos vejo que a malta participa no blog. Já não é nada mau.

E o passaroco? Não há por aí nenhum especialista (biólogo ou não) que ajude a confirmar a espécie de rapina que anda a pairar nos ares de Sintra?

Não acham que se for uma águia real é uma notícia fantástica? Ou estarei desactualizado?...

Gazac disse...

Olá! :)
Eu sou a amiga Tânia da Sara. E lamento, mas só com esta foto não vou poder dar certezas porque está muito escura por baixo... não dá para ver bem a plumagem. O que posso dizer-vos é que tanto quanto sei, a zona de Sintra não é área territorial de águia-real. Existe sim um casal de águias de Bonelli, e sem uma foto de melhor resolução é essa a hipótese mais plausível. Se der p/a ampliar melhor esta foto por favor enviem para harrierbird@hotmail.com. Se exceder o espaço disponível mandem-me um mail q eu cedo outro endereço de correio electrónico. É o melhor q posso fazer de momento. :)
Saudações e boas observações!!

Anónimo disse...

lamento mas nao é e so verem aki a diferença :http://www.about.ch/various/nationalpark/animal_golden-eagle.jpg

Anónimo disse...

asas curtas e inclinadas para a frente o q n e tipico no planas dessas aves e cauda demasiado aberta, sorry mas n e em portugal o numero e de cerca de 50 casais,q a maioria reside nas ares do nordeste transmontano, nem na serra da estrela existem devido a enorme presença humana, boa tentativa

Anónimo disse...

Oi isso nao e uma águia real e um buteo (buteo Buteo)e uma das aves de rapina mais comum em Portugal

Abraços

Manuel disse...

obviamente que é um Buteo buteo.Querem ver reais, imperiais, pesqueiras, bonelli, etc. venham para o Baixo Alentejo.