Carros de Foc - Ernest Mallafré

O refúgio Colomina não é dos melhores onde já estive mas cumpre a sua função.

O pequeno almoço típico de chá, café com leite, bolachas maria e tostas com doce foi servido por volta das 8:00 da manhã.

A etapa deste dia é uma das mais duras pois passa pelo refúgio Josep María Blanc, que fica a uma cota inferior ao Colomina, volta a subir aos 2500 m e acaba no Ernest Mallafré a 1900 m.


Reflexos no Lac Colomina

Saímos a bom ritmo com a primeira subida a fazer-se em 30 min, até ao Col Saburó. A descida faz-se por entre vários lagos naturais com uma visão recompensadora do esforço. Mais uma vez sentimos que a paisagem é um bónus para aqueles que se aventuram.


1 dos lagos na descida do Col Saburó


Outro dos lagos na descida do Col Saburó


Lago do Refúgio Josep Maria Blanc

A chegada ao início da descida que dá acesso ao refúgio Josep Maria Blanc faz-se com estrondo. A vista que se abre em frente dos olhos é inacreditável. O refúgio está implantado numa pequena península, no meio do lago e é um dos refúgios mais fantásticos onde já estive até hoje. Infelizmente não iríamos dormir neste mas recomendo vivamente.


Almoçámos uns belos "bocadillos de jamon" com pão barrado com molho de tomate, típico na Catalunha.

Analisámos o mapa e apostámos em fazer um percurso alternativo que evitava ter de repetir, para trás, cerca de 2h do percurso já percorrido. O único senão é que implicava a subida ao Col de Valeta Seca e a descida ao vale com o mesmo nome vencendo um desnível de quase 800 m.

Arriscámos e valeu a pena.

Vale de Valeta Seca

Fomos os único grupo a decidir fazer o percurso por aqui e deu para perceber porquê. Apesar de ser um trilho mais curto tem a descida do Vale da Valeta Seca que dá trabalho que se farta aos joelhos.

Descida do Col de la Valeta Seca

Chegámos ao Ernest Mallafré em passo de corrida, debaixo de uns pingos de chuva que pareciam ter 1l cada um. Fizémos os últimos 15 minutos do percurso literalmente a correr montanha abaixo para 30 min depois de estarmos no refúgio o sol brilhar e deixar antever o cume do Encantats.

Els Encantats

Comentários

Zé Maria disse…
Não arranjas maneira de publicar as fotos num tamanho que se veja?
O público agradece.
Um abraço.

Mensagens populares