27/12/2004

Águia Real em Sintra?


Já não é a primeira vez que as vemos. São um casal de águias que costumam pairar por cima da Serra de Sintra, nomeadamente sobre o Penedo da Amizade.
Neste fim de semana o zêmê conseguiu esta foto em que dá para perceber que não é uma águia de asa redonda (buteo buteo) e também não parece um milhafre real (milvus milvus) pois a cauda é arredondada.
Será uma águia real? Andam por aí tantos especialistas vejam lá se dão uma ajudinha.

26/12/2004

Wind Chill


Num fim de semana natalício tão frio como este resolvi investigar um pouco mais sobre o fenómeno "wind chill" (arrefecimento por efeito do vento) e partilho convosco um pouco da minha descoberta.
A temperatura do ar é afectada pela acção do vento provocando um arrefecimento do corpo humano que pode ser fatal mesmo com temperaturas positivas. Olhem para a tabela acima e vejam quão frio pode ser um dia de 5ºC se o vento rondar os 40 km/h.
Visto este ser um blog de ligação às montanhas onde o ar é mais frio e o vento não dorme, achei que o tema interessaria aos seus leitores.
Espreitem e aprendam mais aqui.


21/12/2004

Objectivo: Aneto 2005

Afinal também se fala de montanha neste blog. Este é um dos próximos objectivos: a ascensão invernal do pico Aneto (3404 m), o mais alto dos Pirinéus. É já em Fevereiro.
Na imagem conseguem vê-lo lá ao fundo e algumas marcas da passagem de montanhistas no glaciar do Aneto.
Bonito, não é?
- Até me suam as mãos!... diz o zm.

20/12/2004

Novidades Aquário III


Não, ainda não tem peixes mas já dá para ver o porquê de tanto fascínio.
A decoração da rocha tem o toque da artista: Ana Ventura.
Em breve haverá novas notícias...

15/12/2004

Aquário II



Novidades! Já está pronto. Só falta a iluminação e adicionar a rocha viva e os novos habitantes deste condomínio (de luxo, pelo preço que foi!).
Prometo não cobrar nenhuma taxa para visitas guiadas!...

10/12/2004

Terra Sã

Até parece uma contradição. Com tanta notícia sobre a insalubridade da nossa terra ainda há espaço para um pouco de terra sã.
Vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa a XVII Feira de Agricultura Biológica, Ambiente e Qualidade de Vida.
Dêem um espreitadela e vejam que não é nenhuma chinesice. É um mercado com muita expressão em Portugal e não pertence só às elites intelectuais. Afinal é pela nossa saúde que os produtos biológicos existem.


06/12/2004

Diários da Índia

Não, infelizmente ainda não é o relato de uma viagem pelos Himalaias mas está intimamente ligado ao espírito de aventura que uma viagem implica e que a mim tanto fascina.
Já que este blog tem como base a inspiração que vem do ar rarefeito, respirável apenas pelos deuses que habitam o cume das montanhas e a incerteza de quem escolhe o caminho pelos seus próprios pés não resisto a partilhar connvosco o entusiasmo de saber de alguém que circula pela terra dos maiores produtores de cinema do mundo: a Índia.
Dêem uma espreitadaela e sintam o cheiro, a cor e a vibração de uma terra por onde já passaram muitas gerações de portugueses: anamoradadeshangai.
Boa viagem Filipe...


03/12/2004

Al Bufeira

Poderia ser o nome de um qualquer mafioso bem ao estilo português. Mas não.
É só um vocábulo árabe que se refere à zona do nosso corpo onde se produzem os maus cheiros...

O Amado


(foto:daniel)

Sábado passado fui até ao algarve e parei na praia do Amado para dar umas cambalhotas de bodyboard. A coisa estava assim. Tão bom que tenho que partilhar connvosco as 2h que passei dentro de água.

Alpes 2004

No passado mês de Agosto os amigos Luís Madeira, Jose, Carlos Mata e Paulo Real estiveram pelos Alpes italianos e fizeram a ascensão a 5 cumes com mais de 4000 m. Desde travessia de glaciar, escalada em rocha e até um resgate em helicóptero. Houve de tudo e principalemente bom tempo.
Na próxima 5ª feira, dia 9 eles vão fazer uma apresentação de slides que documenta a aventura.
Apareçam!
É no Espaço Monsanto (Centro de Interpretação), às 21h30m.
Como bónus também vai ser apresentado um vídeo com a ascensão ao Monte Branco efectuada pelo Alexandre Velhinho e mais alguns amigos.

O Aquário


A próxima aventura: um aquário tropical.
Este foi o 1º passo. Com a ajuda (preciosa) do Ricardo dei o primeiro passo na aquariofilia e construí o armário onde vai assentar o famoso aquário. Com meia dúzia de barrotes de madeira saiu isto. Nada mau!
Não se asustem, o móvel vai ficar todo revestido a faia.


2 sem 3


(foto: ana ventura)

Este é uma das montanhas mais famosas dos Pirinéus. Eu lancei-me montanhacima mas o nevoeiro e a chuva não me deixaram passar.
Fica a aqui a partilha de um desafio: Não há duas sem três!